Laboratório Ana Nery usa realidade virtual para ajudar crianças a enfrentarem o medo de agulha


No universo lúdico a criança se transforma em heroi. Realidade virtual pode contribuir para reduzir o medo de agulha.
0

Era uma vez uma criança que tinha muito medo de agulha e que deixava seus pais apreensivos na hora de levá-la para fazer exame de sangue. Esta, com certeza, é uma realidade enfrentada por muitas famílias na hora que o médico solicita um exame de sangue para as crianças.

Como forma de reduzir o medo das crianças, deixando menos traumática a coleta de sangue, o Laboratório Ana Nery de Análises Clínicas investiu em um óculos de realidade virtual. “Sabemos que muitas crianças possuem medo de agulha e que uma simples coleta de sangue pode ser bastante traumática. Por isso, o uso do óculos de realidade virtual pode ajudar, diminuindo a ansiedade e a dor das crianças na hora da coleta”, comenta Michelle Lersch, Biomédica do Laboratório Ana Nery.

Funciona assim: quando a criança chega para fazer o exame recebe o óculos de realidade virtual,  que exibe uma animação em 3D. No Laboratório Ana Nery ela poderá escolher a animação que quer assistir. Em um delas, o enredo coloca a criança como um heroi que vai receber um "poder especial" para salvar uma princesa enfeitiçada. A profissional que estiver fazendo a coleta acompanha a animação pelo aúdio e segue os passos indicados. Por exemplo, quando a técnica passa o algodão com álcool no braço do paciente, a personagem do desenho diz que é o momento de receber o “poder do gelo”. Em seguida, é a hora de receber o “escudo mágico”, nesta hora é feita a coleta.  

“Queremos que o universo lúdico, visto através das lentes, ajude as crianças a passarem pela coleta de sangue sem tanto estresse e sofrimento”, complementa Cássia Pacheco, Biomédica do Laboratório.

A novidade estará disponível a partir de segunda, 16, no Posto de Coleta Centro do Laboratório de Análises Clínicas Ana Nery, que funciona na Rua Fernando Abott, 270 (sala 1 do Centro Médico). Para mais informações, o telefone (51) 2106-4499 está disponível.

 
Laboratório Ana Nery
13/07/2018


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha