Ana Nery no ranking da Anvisa: Boas práticas colocaram o hospital na lista de instituições que apresentaram Alta Adesão às Práticas de Segurança


Ana Nery no ranking da Anvisa
0

O Hospital Ana Nery entrou para a lista de hospitais que apresentaram alta adesão às práticas de segurança segundo a Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ciclo de autoavaliação esteve disponível entre maio e agosto de 2016 e contou com a participação de 782 Hospitais do país, todos com leitos de UTI adulto, alvo das avaliações. A avaliação foi importante para diagnosticar as práticas realizadas pelos serviços de saúde com leito de UTI, e, a partir das informações coletadas, propor ações, como forma de melhorar a segurança dos pacientes e prevenir riscos.

O Hospital Ana Nery conquistou conformidade alta nos indicadores de estrutura e processo avaliados, ou seja, atingiu índices entre 67% - 100% de conformidade.

Dentre os critérios avaliados estava o plano de segurança do paciente, núcleo de segurança do paciente, protocolo de prevenção de quedas, protocolo de prática de higiene das mãos, protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e adesão à lista de verificação da segurança cirúrgica. O formulário era composto por 11 questões objetivas, referentes à estrutura do serviço e quatro questões sobre indicadores de processos relacionados com a segurança do paciente, totalizando 15 critérios, baseados nas Ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, instituídas pela resolução RDC 36/2013.

Segundo a Enfermeira Suzeline Ferreira, integrante do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Ana Nery, o HAN já realizava ações e atividades para o atendimento das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que vão ao encontro dos protocolos de segurança do paciente do Ministério da Saúde. “Mesmo antes da análise já trabalhávamos com base em normas e protocolos do Ministério da Saúde. A RDC só veio fortalecer essas ações”, afirma.

Para o Diretor Executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, este resultado dará visibilidade à instituição e ajudará a reforçar, ainda mais, a adesão às práticas de segurança do paciente. “O Hospital Ana Nery foi o único do Vale do Rio Pardo a entrar para o ranking da Anvisa, o que reitera algo que já sabíamos: a importância dada pela instituição, no que se refere à cultura da segurança e cuidado dos nossos pacientes”, finaliza.

 
 
Hospital Ana Nery
22/08/2017


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha