Hospital Ana Nery realiza captação de órgãos


Captação aconteceu no Centro Cirúrgico do Ana Nery e foi realizada por médicos da Central de Transplantes de Porto Alegre (Foto: www.cidadeverde.com).
0
Um momento de dor e perda de uma família transformou-se em uma oportunidade de recomeço para outras pessoas. Após ser constatada a morte encefálica em paciente de 37 anos internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Ana Nery, e com autorização dos familiares para a doação dos órgãos, foram captados os rins, pulmões e fígado na madrugada de 07 de março.
 
Segundo a coordenadora geral de enfermagem do Ana Nery, Vanessa Cargnelutti, o Hospital contou com o importante apoio da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) em conjunto com Organização de Procura de Órgãos (OPO 6), com sede em Lajeado, que auxiliou em todos os protocolos e orientações necessárias. “A partir de então, toda a equipe multiprofissional da instituição não mediu esforços para viabilizar a captação”, reforçou.
 
A família contou com apoio psicológico durante todo o processo e consentiu a doação respeitando a vontade expressa em vida pelo doador. Segundo a psicóloga responsável por acompanhar o caso,  Sheryl Andreatta, “o conhecimento familiar acerca do desejo de ser doador auxilia a enfrentar o momento de perda e sofrimento, além de contribuir para a tomada de decisão”, esclarece.
 
A captação aconteceu no centro cirúrgico do Ana Nery e foi realizada por médicos da Central de Transplantes de Porto Alegre, contando com o apoio de profissionais médicos e de enfermagem da instituição. “Foi uma grande mobilização, ficamos muito felizes com o resultado. Inclusive recebemos o retorno da Central de Transplantes parabenizando o Ana Nery pela estrutura e trabalho desenvolvido, que resultou no sucesso desta captação”, explicou Vanessa.
 
Os órgãos foram levados pela equipe da Central de Transplantes e posteriormente reimplantados em pacientes que estavam aguardando na lista de espera, que atualmente é única no Estado.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha