Programa incentiva hábitos saudáveis para os funcionários


Beatriz foi acompanhada pela psicóloga Sheryl e nutricionista Paula.
0
Buscar qualidade de vida através de boa alimentação e exercício físico é a indicação para manter a saúde e a boa forma. Às vezes isso fica difícil com a correria do dia a dia. Para incentivar essa postura, o Hospital Ana Nery criou o Programa Medida Certa para seus colaboradores, que trabalha com acompanhamento nutricional, psicológico e palestras sobre temas afins.
 
As atividades começaram no primeiro semestre de 2014 com um grupo piloto dentro do setor de Recursos Humanos. Após, foi ampliado e aberto inscrições para todos os funcionários da instituição. Desta forma, em junho foram disponibilizadas 10 vagas para os colaboradores que apresentavam alterações nos exames anuais como colesterol, triglicerídeos e glicose elevados, além pressão alta, entre outros.  Como houve uma grande procura, foram abertas outras 10 vagas. Todos os interessados passaram por uma triagem e entrevistas, onde foram considerados fatores como exames alterados e índice de Massa Corporal (IMC) elevados.
 
Os grupos formados essencialmente de mulheres de várias idades, passaram a ser assistidos pela nutricionista do Ana Nery, Paula Gomes Kipper, a psicóloga, Sheryl Andreatta, com suporte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Aconteceram encontros mensais de uma hora e meia, durante o horário de trabalho, com pesagem e palestras sobre alimentação saudável, ansiedade e alimentação, dieta restritiva e mais três encontros adicionais com convidados que falaram sobre a importância do exercício físicos, sucos desintoxicantes e um depoimento de uma participante sobre a importância desse grupo para alcançar os objetivos propostos.
 
De acordo a psicóloga Sheryl, algumas pessoas já vinham de experiências frustrantes com dietas que não haviam dados certo e com alto nível de ansiedade o que, muitas vezes, prejudicava os resultados. “As pessoas foram compartilhando experiências, trazendo os seus avanços a cada mês e isso fortaleceu o grupo”, explicou. Segundo Sheryl, as pessoas levaram as informações para as suas famílias e os colegas, o que faz com que o número de pessoas atingidas pelas atividades seja bem maior.
 
A gastrônoma do Ana Nery, Beatriz Burtzlaf, se inscreveu e foi selecionada, pois além do IMC alterado, há anos monitora a pressão arterial elevada. Segundo Beatriz, o objetivo principal foi a perda de peso e também melhorar alguns hábitos. Ela estabeleceu como meta perder 10 quilos e em seis meses perdeu nove. “Estou muito feliz, me sinto melhor e com a autoestima renovada”, explicou.
 
Beatriz conta que não foi fácil resistir as tentações ainda mais que trabalha com gastronomia, mas foi perseverante e entre as principais mudanças que fez para atingir a sua meta foi cortar o refrigerante, pão branco, reduzir as quantidades a cada refeição e praticar exercício físico. Ela reforça que o trabalho em grupo foi um grande apoio. “A minha dificuldade é a mesma do outro e essa troca de experiências é muito rica”, disse.
 
A nutricionista Paula reforçou que com a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, a perda de peso é uma consequência do processo. Os participantes realizaram exames antes do Programa e seis meses depois com excelentes resultados. Dos integrantes, 70% diminuíram os triglicerídeos, 50% baixaram o colesterol e a grande maioria perdeu peso.
 
Paula também contou que dentro do ambiente hospitalar os funcionários acompanham diversas situações de doenças com os pacientes e que, para ajudar os outros, o profissional precisa estar bem. “Cuidar da doença é mais difícil do que cuidar da saúde. Vale o esforço da prevenção e cuidar de si”, completou.
 
E devido ao sucesso do Programa, novas inscrições já foram abertas. Um novo grupo está em processo de triagem, com previsão de início das atividades logo no início do próximo ano.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha