Doação de cabelos mobiliza a comunidade

Evento
08-out
00:00h

Reunião aconteceu no Ana Nery
0

A manhã do dia seis de outubro marcou a consolidação de uma parceria importante para os pacientes com câncer da nossa região: entidades e profissionais se uniram para angariar recursos e materiais necessários para a confecção e posterior disponibilização de perucas às pessoas em tratamento oncológico no Hospital Ana Nery. A ideia surgiu com a divulgação nas redes sociais e imprensa do movimento da ONG Cabelaço, que recebe doações de cabelos para a confecção de perucas para crianças e adolescentes com câncer.
 
A partir disto, muitas pessoas e entidades começaram a contatar o Ana Nery, que é referência regional no tratamento do câncer através do seu Centro de Oncologia Integrado (COI), com o interesse de realizar uma ação semelhante, mas que o material pudesse ficar na nossa região. Desta forma, o Hospital promoveu uma reunião para unir forças em prol desta causa.
 
O encontro contou a participação de integrantes do Lions Clube Santa Cruz do Sul - Centro, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Unimed VTRP, da Arquiteta Tatiane Fischer, das cabelereiras Anna Rauber, Nelly Borba e Vanessa Manfio, além de representantes do Ana Nery. O grupo definiu por algumas ações e também trouxe informações importantes. Para doar o cabelo, é preciso que ele esteja limpo, seco, preso e tenha no mínimo 15 cm de comprimento. De acordo com a cabelereira Nelly Borba, para fazer uma peruca são necessárias, em média, cinco doações.  
 
A maior dificuldade é conseguir o recurso para a confecção das perucas, que é um trabalho artesanal e bastante minucioso. O custo unitário varia de R$300,00 a R$500,00, dependendo do cumprimento do cabelo, e o Lions Clube – Centro engajou-se nesta causa para angariar fundos para este custeio. Desta forma, a partir de agora, o Ana Nery passará também a receber doações de cabelos, encaminhando os mesmos para a equipe da Nelly, que será responsável pela confecção das perucas. Além disso, as cabeleireiras Anna e Vanessa dispuseram-se a realizar os cortes e também higienização e tratamento das perucas, o que aumenta a durabilidade das peças. Já a distribuição aos pacientes ficará sob responsabilidade do Hospital.
 
O COI possui à disposição de seus pacientes próteses de mama de espuma, lenços e algumas perucas. De acordo com a psicóloga da instituição, Larissa Azambuja Magalhães, esses materiais são provenientes de doações e são emprestados para as pacientes que devolvem no fim do tratamento. “Não temos recursos para adquirir muitas perucas e com o tempo algumas precisam ser descartadas”. Ainda de acordo com a psicóloga, o uso da peruca ou lenços, em muitos casos, traz um ganho importante para a autoestima da paciente.
 
A proposta é divulgar na comunidade esta nova campanha, sensibilizando e motivando as pessoas a fazerem as doações de mechas de cabelo, perucas e lenços. Eventos também serão promovidos para angariar recursos que serão destinados ao custeio da confecção das peças.
 
As doações podem ser feitas nos seguintes locais:
- Estande da Unimed na 30ª Oktoberfest – As pessoas poderão fazer o corte do cabelo gratuitamente e indicar se querem doar para o Ana Nery ou a ONG Cabelaço.
- Na Unimed Santa Cruz, Rua Marechal Deodoro.
- Para as cabelereiras Anna Rauber, Vanessa Manfio e Nelly Borba.
- No Centro de Oncologia Integrado, junto ao Ana Nery.
Mais informações podem ser obtidas no setor de marketing do Ana Nery, pelo telefone 2106-4412.
 
ONG Cabelaço – tem por objetivo arrecadar cabelos que são usados na confecção de perucas para crianças e adolescentes. As mechas são encaminhadas a Porto Alegre, para o Instituto do Câncer Infantil, que disponibiliza as perucas aos pacientes de todo estado, já que no Ana Nery não há o atendimento de crianças com câncer. Existe um ponto de coleta em Santa Cruz no escritório de arquitetura Téia + Iara.


Receba essa e outras notícias do Hospital Ana Nery. Insira aqui seu e-mail e inscreva-se.

Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha