GESTÃO AMBIENTAL

No intuito de promover projetos e programas de preservação e proteção dos recursos naturais utilizados em seu processo assistencial, o Hospital Ana Nery investiu na implantação do setor de Gestão Ambiental. A equipe, em consonância com a direção da instituição, realiza ações que buscam garantir um ambiente sadio às gerações futuras. Para isso, dissemina aos colaboradores e comunidade a ideia de preservação com base nos pilares da sustentabilidade. O Hospital mantém ainda a Comissão de Gestão Ambiental, formada por funcionários de diversas áreas que trabalham com o objetivo comum de adequar as práticas laborais aos princípios da sustentabilidade.

Recursos hídricos: o abastecimento de água do Hospital é feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). A instituição possui ainda um poço artesiano para o consumo de água. As análises químicas e físicas de ambas as fontes de água são feitas por empresa devidamente licenciada para execução das atividades.

Emissão de gases na atmosfera: para atender a demanda administrativa, está em andamento no Ana Nery o processo de substituição dos equipamentos de condicionadores de ar por modelo split de baixo consumo e com Selo Procel/INMETRO. Conforme a legislação vigente e a fiscalização da Secretaria de Saúde, é mantido o Plano de Manutenção e Operação e Controle Sistema de Ar (PMOC) executado por uma empresa contratada.

Resíduos dos serviços de saúde: o Hospital prima pela destinação adequada dos resíduos gerados em suas dependências e contratou uma empresa especializada para a realização do processo de descarte. Ao longo dos anos, muitas ações estão sendo executadas para minimizar a produção de resíduos contaminados ou melhorar a segregação na fonte.

Resíduos recicláveis: a Comissão de Gestão Ambiental realiza o gerenciamento dos resíduos recicláveis do Hospital. Além disto, há pontos de coleta dentro da instituição para arrecadar materiais como papeis, plásticos, alumínio e óleo de cozinha. A participação, tanto dos colaboradores como de pacientes, visitantes e da comunidade, tem se elevado a cada ano, aumentando a arrecadação de materiais.

Projeto Vida Em Ação: o Ana Nery é parceiro do projeto Vida em Ação, promovido pelas empresas Conesul e Stadtbus. Espécies nativas provindas do Horto Florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente são colocadas em um display instalado junto à maternidade e são entregues aos pais após o nascimento do seu filho. A proposta da campanha é de que, para cada criança que nasce, uma árvore seja plantada em sua homenagem.
 
O projeto tem efeito multiplicador e envolve um momento particularmente sensível e feliz pela nascimento de uma nova vida. O principal objetivo é que as mudas doadas sejam plantadas para simbolizar o nascimento e que, ao longo do seu crescimento, possam agregar valores que contemplem a vida e a preservação do meio ambiente.
 
Projeto Hospitais Saudáveis: o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.  Participam do PHS profissionais de saúde, instituições prestadoras de serviços, instituições de ensino e de pesquisa em saúde, organizações da sociedade civil em geral e demais organizações, públicas ou privadas, comprometidas com a sustentabilidade. E, desde março de 2014, o Ana Nery passa a fazer parte deste grupo nas áreas de Resíduos, Químicos e Alimentação, representado pela Coordenadora de Gestão Ambiental, Teresa Bach Menezes.
 
Para participar, o Hospital enviou uma carta solicitando adesão e informando as áreas que gostaria de atuar, além de informar as ações que já desenvolve. “O fato de sermos uma instituição livre de mercúrio, tendo substituídos todos os termômetros antigos por digitais, contou muito para sermos aceitos no grupo”, explica a coordenadora.
 
Um vez ao ano é necessário apresentar os resultados obtidos e informar os objetivos para o período seguinte. A dinâmica consiste na troca de informações entre os membros do projeto para difusão de conhecimento e tecnologia. As ações prioritárias do Projeto são a realização do Seminário Hospitais Saudáveis, Campanha Saúde sem Mercúrio e Rede Global de Hospitais verdes e saudáveis.
 
A assistência à saúde, como toda atividade produtiva, gera impactos ambientais e sanitários. O PHS trabalha para desenvolver e apoiar uma rede de cooperação, partindo do comprometimento das instituições de saúde do país, bem como dos profissionais de todas as categorias que atuam no sistema se saúde. Além do setor de assistência à saúde, o PHS atua em parceria com organizações profissionais, sindicais e setoriais, institutos de ensino e pesquisa, órgãos públicos e organizações não governamentais das áreas de saúde e segurança do trabalho, saúde pública e meio ambiente. As informações podem ser acessadas no site www.hospitaissaudaveis.org.
Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha