Dia alerta para o câncer de cabeça e pescoço

Luiz Alberto Hauth e Fábio Girardi - Cirurgiões de Cabeça e Pescoço do Centro de Oncologia Integrado.
"Médicos do Centro de Oncologia Integrado prestam informações sobre o câncer de cabeça e pescoço."
Durante o 5º Congresso Mundial de Câncer de Cabeça e Pescoço, ocorrido em Nova Iorque em 2014, foi proclamado o dia 27 de julho como o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Nessa data, foi celebrado o centenário do primeiro Serviço da área, no Memorial Sloan Kettering Cancer Center. A cerimônia de abertura contou com a presença do ex-presidente norte-americano Bill Clinton e do ator e diretor Michael Douglas, recentemente tratado por um câncer de faringe. Neste dia, todos os profissionais da área foram convocados a realizar a divulgação da causa, com alertas populacionais, programas de prevenção e educação médica continuada, em busca da melhor qualidade de vida e garantia das futuras gerações.
 
O Carcinoma de Cabeça e Pescoço (CCP) é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. O crescimento de incidência  tem afetado de maneira particular indivíduos de baixa renda, exercendo assim uma pressão extra sobre os sistemas de saúde, famílias e sociedade. Embora a grande maioria dos CCP possa ser prevenida e curada quando detectada em estágio precoce, milhões de pessoas sofrem hoje pelo diagnóstico tardio, tratamento inadequado, reabilitação e paliação inapropriadas. O controle do CCP requer uma organização conjunta dos órgãos públicos, organizações não-governamentais, profissionais da saúde e sociedade civil.
  
De acordo com um estudo recente publicado pelo Journal of Otolaryngology-Head & Neck Surgery, poucos adultos sabem a respeito dos fatores de risco e sintomas principais do câncer de cabeça e pescoço. Sessenta e seis porcento dos entrevistados disseram não ter conhecimento a respeito dos tipos de câncer que podem afetar essa região. O estudo ainda sugere que a educação populacional pode reduzir a incidência e a mortalidade por essa doença, promovendo prevenção e diagnóstico precoce.
 
Aderindo a campanha mundial, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) deu início nesse mês à campanha “Julho Verde”, um período de conscientização para os principais fatores de risco da doença: o cigarro e o álcool. Quando associados, o consumo dessas substâncias pode multiplicar em mais de 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.
 
O Câncer de boca hoje ultrapassou o câncer de esôfago em incidência no país e no RS. Hoje ele ocupa a quinta posição entre os cânceres mais incidentes entre homens. Porém, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando agrupados o câncer de boca, laringe e faringe, esses ficam atrás apenas do câncer de próstata entre os homens, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil.
 
Ajudem-nos a lutar por essa causa. Sejam vigilantes em suas casas, identifiquem situações de risco, evitem se expor ao tabaco e não abusem de bebidas alcoólicas. Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer - principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias - é endurecido e cresce progressivamente. Indivíduos com lesões ou feridas na boca que não cicatrizam espontaneamente em até 21 dias ou com rouquidão por mais de três semanas, em especial fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas, devem procurar um médico ou odontologista.
 
 
COI – O Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery é referência em tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo sua base de dados ligada ao Instituto Nacional do Câncer (INCA). Abrange 35 municípios das regiões do Vale do Rio Pardo, Centro Serra e Carbonífera, o que corresponde a 700 mil pessoas.
 
Mensalmente, realiza mais de 1.400 consulta através do SUS. E, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, é o serviço que mais realiza cirurgias de cabeça e pescoço pelo SUS no Estado, através dos cirurgiões de cabeça e pescoço Fábio Muradás Girardi e Luiz Alberto Hauth, que fazem parte da equipe médica do COI.
Mais Dicas
Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha