Chocolate pode fazer bem para a saúde

Bianca Fumaco, Nutricionista Clínica do Hospital Ana Nery - CRN2 7566
"Sem exageros, o chocolate pode trazer benefícios."
 Sem exageros, o chocolate pode ser saboreado com prazer, mas quando consumido em excesso pode ser um perigo à saúde, pois é rico em calorias, carboidratos e gorduras, o que faz dele um dos alimentos que mais engorda. Portanto, siga essas dicas para apreciar essa delícia sem descuidar da saúde.
 
Chocolate:
- Na quantidade certa o chocolate trás benefícios a saúde. O ideal é consumir entre 10 a 30mg ao dia e de preferência na forma de cacau com porcentagem acima de 70% (chocolate amargo) devido ao seu teor de antioxidantes e estimulantes. Isso equivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos de barra.
- O meio-amargo (40 a 60% de cacau) também faz bem ao organismo, mas deve ser uma opção secundária, por conter mais açúcar do que o amargo.
- Agora, para quem quer emagrecer, é melhor comer pouco chocolate do que consumir o chocolate diet, pois este contém mais gorduras e, consequentemente, mais calorias. Chocolate branco é o que mais tem manteiga de cacau, e não cacau, sendo a opção menos interessante.
- Outra dica é não consumir todo o chocolate de uma vez. Fracione a quantia. Coma um pouco depois do almoço ou depois do jantar e não entre as refeições.
- Se você ganhou muito chocolate o ideal é congelar e ir consumindo aos poucos. Para fazer isso enrole o chocolate em papel alumínio e coloque em um saco plástico, tirando todo ar. Não esqueça de colocar uma etiqueta com a data de validade do chocolate. Você ainda pode acrescentar 2 meses na data de validade estampada na embalagem do ovo de páscoa para consumi-lo. Para descongelar é só deixar o chocolate em temperatura ambiente ainda com o papel alumínio por 40 minutos.

Alfarroba:
- Fruto da alfarrobeira, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau. Naturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais.

Frutas:
- Experimente colocar uma banana descascada com uma pitada de canela e dois quadradinhos de chocolate amargo. Depois disso, coloque no microondas por um minuto para deixar a banana cozinhar e o chocolate derreter.
- Outra boa sugestão é cozinhar as frutas - experimente abacaxi, maçã ou pêra. O segredo está em colocar pouca água em uma panela pequena (o suficiente para cobrir uma porção), com umas gotinhas de limão, e uma pitada de canela e cravo. Esta fruta cozida pode ganhar uma versão mais elaborada e rica nos antioxidantes, se você acrescentar uma colher de café de cacau em pó bem concentrado e sem açúcar.

Receitas para substituir o chocolate:

Ovos de alfarroba:

Ingredientes:
2 barras de alfarroba com 50g cada
Você também vai precisar de:
Forminhas do formato que desejar
2 recipientes (pelo menos um de vidro pra ir no banho maria)

Modo de preparo:
Picar a alfarroba em partes pequenas, assim ajuda a derreter mais fácil. Dividir metade/metade e colocar para derreter em banho maria. Depois de derretido é só esperar esfriar e colocar nas forminhas. Dar leves batidinhas com a forma pra retirar o ar e assentar a alfarroba derretida. Levar pra geladeira por umas 3 ou 4 horas. Para saber se está bom, é só olhar se estão soltando facilmente.

Chocolate de abacate:

Ingredientes
1 abacate bem maduro
2 colheres de sopa de cacau em pó puro
2 colheres de sopa de mel ou agave
Gotas de limão
1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir imediatamente.
Mais Dicas
Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha