Hiperidrose (suor excessivo)

Dr. Rogério Ivan Hein - Cirurgião Torácico, membro do Corpo Clínico e Diretor Técnico do Hospital Ana Nery.
"A hiperidrose é uma alteração que ocorre predominantemente nas regiões das mãos, pés e axilas."
A hiperidrose caracteriza-se por sudorese excessiva, além da requerida para as necessidades termorreguladoras do organismo. A alteração ocorre predominantemente nas regiões das mãos, pés e axilas, onde tem caráter simétrico, podendo, também, se manifestar no segmento crânio facial. Pode surgir desde a infância, porém manifesta-se com maior intensidade na adolescência. Incide igualmente em ambos os sexos.
 
A hiperidrose nas mãos, na grande maioria dos casos, reveste-se de maior importância clínica do que nos pés ou axila, criando problemas nas esferas educacional, social, profissional e afetiva de extrema importância, agravando as alterações de personalidade já existentes nesses pacientes. Assim, esses indivíduos molham todas as estruturas que tocam, dificultando a escrita, a leitura e as atividades escolares de uma maneira geral. Do ponto de vista social e afetivo, estas pessoas se retraem, evitando apertos de mãos e participar de festas, dançar e namorar; costumam utilizar, quase permanentemente, lenços nas mãos para poder secá-las. A hiperidrose nas axilas também pode causar embaraços sociais, pois o suor escorre pelo corpo, molhando e danificando as roupas.
 
O tratamento clínico pode ser tentado em casos moderados, que requer a adesão constante do paciente, pois seus resultados são temporários e, geralmente, pouco efetivos. Nos casos de hiperidrose acentuada, somente o tratamento cirúrgico fornece resultados mais consistentes e duradouros.
 
A cirurgia é feita por vídeo sendo necessário apenas dois cortes pequenos em cada lado do tórax. O procedimento dura em média 30 minutos sendo realizado com anestesia geral e o resultado é instantâneo.
 
O paciente tem alta no mesmo dia e depois de 3 a 5 dias pode retomar a sua rotina normalmente. Os melhores resultados ocorrem em pacientes com hiperidrose nas axilas e que estão com peso normal. Não existe limite de idade para realizar a cirurgia sendo mais comum em adolescentes. Com os 2 pacientes operados nessa semana estamos chegando a um total de 1600 pacientes submetidos à simpatectomia torácica bilateral por vídeo em Santa Cruz do Sul.

A hiperidrose reflexa é a principal causa de insatisfação pós operatória. É quando a pessoa para de suar na axila, por exemplo, mas passa a transpirar mais em outra parte do corpo. Em alguns pacientes, o sintoma é transitório e regride após 6 meses a 1 ano, mas, em boa parte dos pacientes, o quadro permanece e, se intenso, é motivo de alto grau de arrependimento e insatisfação. Isso é mais comum na hiperidrose crânio facial e menos comum na axilar. Também é mais frequente nos pacientes com sobrepeso.
 
Dr. Rogério Ivan Hein - Cirurgião Torácico, membro do Corpo Clínico e Diretor Técnico do Hospital Ana Nery
Mais Dicas
Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha