Lipoaspiração

Dr.Vicente Scopel é cirurgião plástico
"Para um bom resultado em lipoaspiração escolha um cirurgião plástico membro da SBCP"
Em 2013 foram realizadas 1,49 milhões de cirurgias plásticas no Brasil, o que tornou o país líder no mundo nestes procedimentos. A cirurgia mais realizada na especialidade é a lipoaspiração. A procura é grande por ser um procedimento considerado mais simples, com menos cicatrizes e de resultados que proporcionam grande satisfação. As mulheres tratam áreas como pescoço, braços, abdomem, dorso, flancos, culotes, parte interna das coxas e joelhos. Já os homens, que aumentam a cada dia a procura, preferem tratar as áreas do pescoço, flancos e abdome.
 
Tal cirurgia é indicada para o tratamento de áreas de lipodistrofia, ou depósito de células de gordura em certas áreas que alteram a harmonia do contorno corporal. A técnica não se presta para o tratamento de obesidade, onde a deposição de gordura se dá de forma homogênea e atinge todo o corpo. Os pacientes que obtém maior benefício com a lipoaspiração, são os que possuem índice de massa corpórea (IMC) em valores abaixo de 27, com peso estabilizado há mais de 4 meses, e que sigam rotina de exercícios físicos e dieta balanceada.
 
O procedimento consiste na introdução de cânulas metálicas através de pequenas incisões na pele, ligadas a um aparelho de sucção a vácuo, por onde as células de gordura são removidas através de manobras mecânicas e pressão negativa. A anestesia pode ser desde local até a geral, dependendo das áreas a serem tratadas e da escolha da equipe cirúrgica.
 
 Dúvida muito comum quando abordamos este assunto é a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura. A lipoaspiração consiste no procedimento de remoção das células de gordura, enquanto que a lipoescultura é a cirurgia que utiliza a gordura removida, enxertando a mesma em áreas onde se deseja aumento de volume, a lipoenxertia no glúteo, por exemplo.
 
Quanto a segurança deste procedimento, a lipoaspiração não deve nunca ser subestimada. Esta é uma cirurgia, e como todas, possui riscos e possíveis complicações. Exames de avaliação pré-operatória devem estar em dia e dentro da normalidade. Deve-se respeitar a norma de Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de um volume máximo de 7% do peso corporal a ser lipoaspirado, realizar em local seguro e apropriado, como o Hospital Ana Nery, com equipe qualificada, com anestesista e cirurgião membro da SBCP.
 
Quando bem planejada a lipoaspiração oferece excelentes resultados, com significativa melhora no contorno corporal do paciente. Os resultados começam a aparecer por volta da terceira semana após a cirurgia, quando o edema já apresenta redução, e ficam evidentes por volta do segundo mês de pós operatório.

Dicas para um bom resultado em lipoaspiração:
- escolha um cirurgião plástico habilitado, membro da SBCP
- certifique-se que o local da cirurgia é seguro e apropriado
- respeite as orientações pré e pós-operatórias do seu médico
- não crie falsas expectativas quanto ao resultado
- controle sua alimentação e pratique exercícios físicos para evitar ganho de peso após o procedimento
 
Dr.Vicente Scopel é cirurgião plástico e integra o Corpo Clínico do Hospital Ana Nery.
Mais Dicas
Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
Todos direitos reservados
DIRETOR TÉCNICO
Rogério Ivan Hein
CRM 14445
Adm
Faça seu login
Usuário
Senha